O elastano é um filamento sintético derivado do petróleo, que foi inventado em 1959 por Joseph Shivers, e se tornou indispensável nos tecidos utilizados em algumas confecções de roupas. E por isso a Fitaflex resolveu listar 3 pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o elastano nas suas produções.
O primeiro ponto que separamos é a alta capacidade de alongamento e recuperação que o elastano possui. Isso ocorre mesmo após um longo tempo de uso da peça o tecido consegue recuperar seu formato e tamanho original.
Além disso, também possui grande resistência à ruptura, com sua alta capacidade de elasticidade e recuperação o fio de elastano não se torna quebradiço. Essa é uma grande diferença em relação à borracha, que pode ressecar e não tem o mesmo potencial de elasticidade.
Outra caracteristica importante é a sua maior resistência à oxidação, à transpiração, à água do mar, aos cosméticos e à luz do sol. Quando se trata da resistência ao cloro e à água sanitária, o fio de elastano apresenta um índice satisfatório com relação a baixas concentrações desses produtos em piscinas, mas em maior concentração o material se degrada.
Devido a essas características o elastano foi muito aceito no mercado e, por fim, se tornou indispensável nos tecidos utilizados em algumas confecções de roupas. Ele aparece principalmente nas roupas de ginástica (fitness), moda praia (beachwear) e moda íntima (underwear).
E por ultimo, citamos a questão de modelagem. O elastano permitiu o desenvolvimento de novos designs e de modelagens muito menos complexas, facilitando a costura, dispensando o uso de alguns tipos de fechos e tornando as peças muito mais fáceis de se vestir, confortáveis e duráveis.